Comemorando a Própria História

É a única hora em que os britânicos não se encolhem embaraçados ao falar de si mesmos. Hoje o Reino Unido comemora os 75 anos do D-Day, maior invasão marítima de todos os tempos. Esta aliás foi a razão para a visita do presidente norte americano, Donald Trump, que participará de um dia inteiro de festividades em Portsmouth, Sul da Inglaterra. A rainha Elizabeth e a (ainda) Primeira Ministra Theresa May também participam. É a maior união de Chefes de Estado no Reino Unido desde a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres (2012).

Os telejornais esbanjam orgulho e gratidão. Na verdade, o dia é amanhã: em 6 de junho de 1944, mais de 144 mil homens, a maior parte deles menores de 25 anos, chegaram ‘a Normandia e tomaram posse de 55 milhas da costa francesa. Um ano depois, Adolf Hitler se matou e a guerra acabou.

O governo não poupa dinheiro, respeito ou gratidão. Foram organizados ‘encontros’ dos veteranos ainda vivos e suas famílias . Dezenas deles foram levados de navio ‘a Normandia, no mesmo percurso feito em 1944, trocando memórias, dando entrevista, ostentando medalhas. Por aqui, alguns dos paraquedistas que pularam dos 800 Dakotas C-47, encontraram membros das Forças Aéreas Britânicas e Norte Americanas com quem vão repetir o salto. Serão 22 aviões repetindo os vôos iniciados as 22hs de 5/06/44.

Um deles é Harry Reed, 95 anos, hoje membro do Exército da Salvação. Ele vem praticando saltos há meses. E, quando perguntado o que sentiu minutos antes de embarcar para o que poderia ser o último ‘vôo’ da sua vida, não titubeou. “Cheguei à conclusão muito seriamente e para minha própria satisfação de que eu não iria parar pra nada, eu não me renderia. Se eu tivesse que ter minha pequena briga com os alemães, eu teria e morreria”

Discurso do General Eisenhower na noite de 5/6/1944
Clip do Filme “Churchill” quando ele próprio fazia planos de participar da invasão

4 Replies to “Comemorando a Própria História”

  1. Muito interessante. Acho muito legal quando se fazem estas homenagens a pessoas que, no passado, contribuíram de algum forma para o nosso presente. Fico imaginando a cara destes senhores revivendo o dia que mudou a história do nosso mundo,

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s