0,2% de britânicos vão eleger o Primeiro Ministro*

Há mais de três décadas venho brigando com estes britânicos sobre esta maneira completamente idiossincrática de se eleger o líder do país. Não se preocupem, adoro uma briga. Só agora, quando o país enfrenta a maior divisão de sua história por causa do Brexit, eles começam a entender o quanto este sistema é injusto (palavra deles). E aloprado (palavra minha). Aposto que você achava que nesta antiga e estável democracia as pessoas iam ‘as urnas eleger o(a) PM diretamente, né? Eu também, quando cheguei aqui.

Mas não. Vamos ‘as urnas votar para o partido que queremos. Mas não é simples assim. Deu nó, né? E nem cheguei na explicação de quem elege o líder do partido. Ha Ha. Na cédula eleitoral, você escolhe o nome do candidato na sua região. Diferentes regiões (Constituencies) tem diferentes números de Membros do Parlamento – representação variada como no Brasil. Regiões maiores tem mais representantes. O partido que tiver controle do maior número de regiões, vence a eleição.

Mas quem assume é o líder deste partido vencedor. Mas quem elege o líder? Apenas os membros de cada partido. Sério. Até aí ainda seria compreensível se não pudessem desempossar o líder no meio de sua gestão. Não é impeachment, pois o vice não assume – nem tem vice por aqui. A pessoa no cargo tem de perder o Vote of Confidence (Voto de Confiança) do partido para ser destituída do cargo. Mas ela continua no cargo até um novo líder ser eleito. É o que está acontecendo agora: Theresa May saiu e 160 mil membros do Partido conservador vão decidir, na última semana de julho, quem liderará o Reino Unido para fora da Europa.

Ainda falta explicar os finalistas. Para ser candidato, tem de ser Membro do Parlamento. E tem de ter apoio de 3 MPs. Mas so’ pode entrar na competição em si se tiver , pelo menos, 16 votos de coleguinhas. Fazem a 1a votação (foi 2a feira). Sai o menos votado. Na 2a votação, no dia seguinte, sai quem não tiver 32 votos. Sobraram 4 hoje quando teremos duas votações, de manhã e ‘a tarde. Amanhã começa a campanha dos 2 finalistas a serem eleitos pelos membros do partido. Aff, estou cansada até de(tentar) explicar.

Não entendeu? Quer que eu desenhe?

*Coloquei no masculino pois apenas homens são candidatos.

6 Replies to “0,2% de britânicos vão eleger o Primeiro Ministro*”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s