É piada conhecida.: fazer fila é uma arte por aqui. Tem suas regras; sua etiqueta própria. E é considerada um dos pontos chaves para se entender a cultura britânica. Fila é um atrás do outro. Achou óbvio? Hã Hã. Me engana que eu gosto. Tem poucas coisas que brasileiro detesta mais do que fazer fila. E nem preciso mencionar que o pecado No 1 é furar fila. impensável. Esquece. Tira da cabeça. Volta outro dia. Não rola. Provoca um enorme sentimento de injustiça entre as pessoas na fila. Todos, e eu disse t-o-d-o-s, vão te olhar feio.

Sabe aquele inglês que estava lendo um jornal, de pé na fila, só para evitar conversinha com os outros ? Pois é, ele acordou assim que você entrou na frente dele. “Excuse me?! Are you looking for the end of the queue?” (Me desculpe, você está procurando o final da fila?). O tom entre educado e sarcástico não passará despercebido ‘a ninguém; nem mesmo ‘a pessoa atrás do guichê/balcão/cabine/bilheteria onde você acha que será servido antes dele.

Uma vez que você achou o seu lugar, mantenha-se a 6 polegadas (15 cm) das pessoas. Tá entediado? Nem pense em puxar um papinho. Engajar-se em conversa na fila está na lista de práticas sociais consideradas inaceitáveis pelos britânicos. Achou esquisito? Pra te confundir ainda mais, fique sabendo que aceitar a oferta de outra pessoa para passar ‘a frente é não apenas considerado um sinal de falta de educação como você perderá o respeito dos outros na fila. Exceção feita, óbviamente, em casos de gravidez, lesões, senioridade.
Arte maior : Filas em eventos
Se você achou curioso os itens acima, agora vem a melhor. Mega eventos sem lugar marcado acumulam mais gente do que lançamento de telefone novo. Ou, segundo o folclore, a fila pra Great Exhibition de 1851. Hoje abriram-se as portas para o Festival de Música mais conhecido da Inglaterra: Glastonbury. As Milhares de pessoas que empurraram carrinhos e puxavam malas tinham estacionado seus pertences por lá desde o fim de semana.
E pra Wimbledon então? Eles acampam no terreno do outro lado da rua. Organização Milimétrica. O torneio começa na segunda-feira. O povo chega na sexta. E ganha o Código de conduta. Vale a pena ler. Inclui coisas como : não é permitido gazebos, tendas só para, no máximo, 2 pessoas; quem sair da fila para comprar comida/bebida/banheiro , perde o lugar se demorar mais de 30 minutos. Nenhum detalhe fica de fora. O clima é muito bom. Civilizado e . As pessoas se fantasiam com cores do seu país ou de seu jogador favorito. Faz-se matérias interessantíssimas todos os anos.
Meio irritante para nós brasileiros, rs. Mas algumas coisas poderiam pegar por aqui…. furar fila é o fim, mas pior é a cara de paisagem do furão.
GostarGostar
Infelizmente não vejo esta organização em nenhum evento aqui no Brasil, mas parte disto é por conta das próprias pessoas que querem se aproveitar das situações
GostarLiked by 1 person
Estas coisas demoram para se institucionalizar. Os organizadores dos eventos tem a maior responsabilidade, né? Tem de ter regras mesmo, elas tem de ser claras, escritas e monitoradas.
GostarGostar
Já não gosto muito do número onze por lembrar um atrás do outro; na fila hein, claro! Rsrs.
Certa vez esperava na fila de uma boate pra pagar minha comanda. Duas pessoas furaram descaradamente a minha frente. No meu estado etílico, imagine o que eu disse claro e em alto e bom som… Eles tomaram minha comanda dizendo que a pagariam. Falei ainda mais alto que teriam que pagar todas as outras que eles passaram a frente. Imediatamente fui aplaudido e eles voltaram a dançar.
GostarGostar
Demais! Muito bom! Ainda bem que recebeu aplausos.
GostarGostar
Não entro em filas se puder, o que significa que não furo filas. Se entro, fico vigilante e caso alguém tente furar, estrangulo.
GostarLiked by 1 person
Muito bom, B!
Eu aderi totalmente ao modo inglês de viver filas já antes de morar no UK. Em Paris, quando eles furam fila à francesa (CQVD grosseiramente…), interfiro imediatamente. Lusitanos são mais respeitosos, pedem desculpas. E os brasileiros são mesmo hopeless, a gente tem que manter um longo diálogo duro pra impedir o abuso de furar, enquanto nos olham como se fossemos de outro planeta…
GostarGostar
“An Englishman, even if he is alone, forms an orderly queue of one. ”
George Mikes
GostarLiked by 1 person
Esta é boa 🙂
GostarGostar