Fila elevada ‘a arte

É piada conhecida.: fazer fila é uma arte por aqui. Tem suas regras; sua etiqueta própria. E é considerada um dos pontos chaves para se entender a cultura britânica. Fila é um atrás do outro. Achou óbvio? Hã Hã. Me engana que eu gosto. Tem poucas coisas que brasileiro detesta mais do que fazer fila. E nem preciso mencionar que o pecado No 1 é furar fila. impensável. Esquece. Tira da cabeça. Volta outro dia. Não rola. Provoca um enorme sentimento de injustiça entre as pessoas na fila. Todos, e eu disse t-o-d-o-s, vão te olhar feio.

Sabe aquele inglês que estava lendo um jornal, de pé na fila, só para evitar conversinha com os outros ? Pois é, ele acordou assim que você entrou na frente dele. “Excuse me?! Are you looking for the end of the queue?” (Me desculpe, você está procurando o final da fila?). O tom entre educado e sarcástico não passará despercebido ‘a ninguém; nem mesmo ‘a pessoa atrás do guichê/balcão/cabine/bilheteria onde você acha que será servido antes dele.

Cada um no seu lugar sem falar com o outro

Uma vez que você achou o seu lugar, mantenha-se a 6 polegadas (15 cm) das pessoas. Tá entediado? Nem pense em puxar um papinho. Engajar-se em conversa na fila está na lista de práticas sociais consideradas inaceitáveis pelos britânicos. Achou esquisito? Pra te confundir ainda mais, fique sabendo que aceitar a oferta de outra pessoa para passar ‘a frente é não apenas considerado um sinal de falta de educação como você perderá o respeito dos outros na fila. Exceção feita, óbviamente, em casos de gravidez, lesões, senioridade.

Arte maior : Filas em eventos

Se você achou curioso os itens acima, agora vem a melhor. Mega eventos sem lugar marcado acumulam mais gente do que lançamento de telefone novo. Ou, segundo o folclore, a fila pra Great Exhibition de 1851. Hoje abriram-se as portas para o Festival de Música mais conhecido da Inglaterra: Glastonbury. As Milhares de pessoas que empurraram carrinhos e puxavam malas tinham estacionado seus pertences por lá desde o fim de semana.

Hoje

E pra Wimbledon então? Eles acampam no terreno do outro lado da rua. Organização Milimétrica. O torneio começa na segunda-feira. O povo chega na sexta. E ganha o Código de conduta. Vale a pena ler. Inclui coisas como : não é permitido gazebos, tendas só para, no máximo, 2 pessoas; quem sair da fila para comprar comida/bebida/banheiro , perde o lugar se demorar mais de 30 minutos. Nenhum detalhe fica de fora. O clima é muito bom. Civilizado e . As pessoas se fantasiam com cores do seu país ou de seu jogador favorito. Faz-se matérias interessantíssimas todos os anos.

Veja o que as pessoas pensam do Código de Conduta e o que eles levam

10 Replies to “Fila elevada ‘a arte”

  1. Meio irritante para nós brasileiros, rs. Mas algumas coisas poderiam pegar por aqui…. furar fila é o fim, mas pior é a cara de paisagem do furão.

    Gostar

  2. Já não gosto muito do número onze por lembrar um atrás do outro; na fila hein, claro! Rsrs.
    Certa vez esperava na fila de uma boate pra pagar minha comanda. Duas pessoas furaram descaradamente a minha frente. No meu estado etílico, imagine o que eu disse claro e em alto e bom som… Eles tomaram minha comanda dizendo que a pagariam. Falei ainda mais alto que teriam que pagar todas as outras que eles passaram a frente. Imediatamente fui aplaudido e eles voltaram a dançar.

    Gostar

  3. Muito bom, B!
    Eu aderi totalmente ao modo inglês de viver filas já antes de morar no UK. Em Paris, quando eles furam fila à francesa (CQVD grosseiramente…), interfiro imediatamente. Lusitanos são mais respeitosos, pedem desculpas. E os brasileiros são mesmo hopeless, a gente tem que manter um longo diálogo duro pra impedir o abuso de furar, enquanto nos olham como se fossemos de outro planeta…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s