Todo mundo conhece o Big Ben, né? Não pode haver muitas pessoas no mundo que não identifiquem rapidamente aquele relógio. O que não muita gente sabe é que Big Ben não é nome do relógio e, sim, do sino de 13,5 toneladas, o maior de 5 cinco. Os outros quatro tocam aos 15, 30, 45 minutos e logo depois do Big Ben soar na hora inteira. Na verdade, batiam. Pois, hoje, no dia de seu 160o aniversário, os seus 118 decibéis de potência – ouvidos de perto podem causar dor – estão calados por uma reforma abrangente, com término previsto para 2021. Já estou imaginando a criação dos rabugentos de plantão, acostumado ao silencio, quando eles voltarem a bater….
Para os que estão com saudades – e para comemorar o níver deste nosso ícone …
O relógio ainda funciona com o mesmo mecanismo vitoriano mas existe um motor elétrico de back up. E se você quiser ver de perto, são apenas 334 degraus , 62 metros de altura. Só precisará conhecer algum britânico: Para ter acesso é necessário solicitá-lo ao Membro do Parlamento da sua área.
A pontualidade do relógio varia em até 2 segundos do tempo real e é mantida acrescentando moedinhas num pêndulo. J U R O!! Isto acontece 3 vezes por semana. Veja este video de 10 anos atrás quando era comemorado meros 150 anos.
Ninguém sabe ao certo a origem do apelido Big Ben. Pode ter sido dado para celebrar o supervisor da obra de instalação do Grande Sino, Sir Benjamin Hall; ou para homenagear o campeão inglês de boxe, peso pesado, Benjamin Caunt (1815-1861), conhecido na época a como Big Ben. Ele foi tão famoso que foi enterrado ao redor da St Mary”s Magdalen Church, em Hucknall, e su lápide é protegida até hoje.


O que será que aconteceria aos britânicos se deixassem que houvesse a variação do tempo, ora mais velhos, ora mais novos, hora essa!
GostarLiked by 1 person
Você conseguiu me confundir mai do que eles 🙂
GostarGostar