Bonequinha poderosa

Como já comentei por aqui, não tenho nenhuma afinidade com bonecas – de brinquedo ou não. Por isto, fiquei duplamente intrigada quando vi de perto, na sexta feira, a boneca lançada semana passada para comemorar a Semana da Mulher . Com maquiagem e acessórios?!

Com brincos, correntinha e maquiagem

Como britânica mais veloz, Dame Dina Asher-Smith foi escolhida para representar – e celebrar, obviamente – a mulher atleta. Na sexta-feira, ela foi a convidada para ‘fechar’ o dia de eventos do WOW (clica aqui), festival de Mulheres do Mundo.

“Eles acharam estranho mas eu quero que me representasse como eu sou. Como eu corro. Brincos, cílios postiços, maquiagem e a minha correntinha que não tiro nunca”. Fair enough.

E esta declaração desencadeou outra revelação. Jude Kelly, a organizadora do evento lembrou . “Em conversa com diversas mulheres do mundo da música, acontece o contrário. Elas me contaram que são praticamente obrigadas a colocar maquiagem, arrumar o cabelo etc antes de sequer eles ligarem as cameras”.

Pois é. Os estereótipos continuam. E o hábito de nos dizer como nos comportarmos e o que vestirmos prossegue. Mulher atleta não pode usa maquiagem. Mulher cantora não pode aparecer de cara lavada….. Me cansa um pouco. Aliás, bastante. Melhorou muito desde os meus áureos tempos.

Insista, SEMPRE, em ser o que é.

Amandine Henry, capitã da seleção francesa de futebol, Sümeyye Boyacı, nadadora paraolímpica turca e Olga Kharlan, ucraniana campeã mundial  de esgrima, também terão bonecas "Shero" feitas após elas.

6 Replies to “Bonequinha poderosa”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s