Segunda-feira Azul – Blue Monday

É hoje. Definição na Wikipedia:

“Um determinado dia de Janeiro (normalmente a 3a segunda feira do mes) considerado o dia mais deprimente do ano.” Este ‘conceito’ surgiu em 2005 num Press Release de uma agência de viagens onde explicavam ser o resultado de cálculos numa equação baseada em condições climáticas , dias desde o natal (veja abaixo)…. Pseudociëncia total, mais tarde comprovada. Cientistas a descrevendo como sem sentido algum . Mas é divertido dar uma olhada na fórmula.

Ela usa: condições climáticas, nível de dívida (diferença acumulada entre a dívida e a habilidade de pagá-la) dias desde o natal, dias passados sem se resolver as resoluções de fim de ano, nível baixo de motivação e sentimentos de necessidade de tomar alguma atitude. A equação 400″>

Tt = travel time/ tempo de viagens; D = delays/atrasos; C = tempo usado em atividades culturais; R = tempos relaxando; ZZ = tempo dormindo; St = tempo estressando; P= tempo fazendo a mala; Pr = tempo organizando a viagem.

Se estão muitos confusos para começar a rir, vejam algumas das questões levantadas pelos cientistas. Unidades de medida não foram definidas; todos os fatores envolvem tempo; analises dimensionais da ‘fórmula’ mostram que esta viola a propriedade fundamental da homogeneidade dimensional . E teve uma outra mais tarde:

\frac{[W + (D-d)] \times T^Q}{M \times N_a}

Aqui W é de weather /tempo: D é de dívida…..

Vocês entenderam, né? O comércio, , especialmente o de viagens , criou uma excelente oportunidade pra tentar nos vender dias em praias paradisíacas do outro lado do mundo ou um break rapidinho do outro lado da Mancha. Meu inbox contem um email da Eurostar cujo assunto diz “Alegre-se nesta Segunda Azul com um assento por apenas £29 (R$155) “. Logo abaixo, outra mensagem tenta me atrais para uma liquidação da British Airways e mais abaixo, “Que tal um interessante debate ou um show inesquecível´ para banir estes dias deprimentes de inverno?”

Oportunismo marqueteiro à parte, a verdade é que a Depressão Sazonal é bem real. E, aqui, pesquisas sérias provam que somos mais tentados a comprar um pacote de férias em praias paradisíacas quando estamos de saco cheio de dias gélidos, curtos e cinzas. Os blogs estão repletos de dicas para se manter otimista, inspirado (a). Tentam te vender óleos milagrosos, aplicativos de meditação e/ou bem estar; serviços de entrega de comida pronta e ou ingredientes selecionados com a receita incluída. Viagens, TV nova, uma lâmpada calmante, um cobertor macio, massageador portátil, uma boa massa, uma máscara hidratante…… E as mídias sociais pegam carona. E decolam.

Isto tudo me faz lembrar as sábias palavras do meu avô. “Não existem espertos, existem trouxas”.

Aproveitem e leiam o meu post sobre a relação dos ingleses com o chá. Clique aqui


PS. E advinha o que so ingleses fizeram para combater o Blue Mountain Feeling? Distribuíram saquinhos de chá nas estações de metrô. JURO!!!

10 Replies to “Segunda-feira Azul – Blue Monday”

  1. O termo técnico para Depressão sazonal é uma destas pequenas maravilhas do mundo cientifico: SAD, seasonal affective disorder.
    Adorei tua crônica!
    Bjins!

    Gostar

Deixe um comentário