
Hoje é domingo e, portanto, dia de parque. Como já escrevi num outro post sobre o os 35 mil espaços verdes que cobrem 40% de Londres (clica para ler), vamos aos parques para caminhar, andar cachorro, correr, fazer ioga …… Hoje fui ao Hyde Park, de longe o mais conhecido e onde se encontra o Kensington Palace, onde vivem Principe William e sua mulher Kate, Duque e Duquesa de Cambridge. Grande parte do palácio, porém. é aberta ao público o ano inteiro e hoje abriga uma linda exposição comemorando os 200 anos de nascimento da Rainha Vitória.

Criada pela mãe com muita austeridade – seu pai, o principe Edward Augustus morreu quando ela tinha apenas 1 ano-, Vitória herdou o trono aos 18 anos devido a morte de seu tio, Rei William IV. Aos 21, casou-se com seu primo Principe Albert, e formou um dos poucos casos de verdadeiro amor na realeza européia. Depois da morte de Albert, em 1861, a Rainha Vitória, conhecida como a avó da Europa por ter casado todos os seus 9 filhos com nobres do continente, entrou num luto depressivo e recluso. E mandou construir dezenas de monumentos e edifícios em homenagem a ele.




Os dois monumentos e um dos diversos vestidos pretos, expostos no Kensington Palac
Foi no Hyde Park também que o Principe Albert organizou a 1a Great Exhibition- Exposição Universal -, em outubro de 1851, construindo o Palácio de Cristal (Crystal Palace) e atraindo invenções e novidades de todas as partes do mundo . Depois disto, Albert ganhou o respeito não apenas dos súditos britânicos mas também dos políticos que ainda o tratavam apenas como o marido da Rainha. Infelizmente, o Palácio de Cristal foi destruído em um incendido em novembro 1936




Foi também no Hyde Park que Albert comissionou a criação do Jardim Italiano, uma coleção de fontes e estátuas inspiradas no Renascimento, para mostrar sua devoção ‘a Vitória. Há diversos V&A esculpidos. E, para contribuir na manutenção desta beleza, você pode colocar moedas no pilar.





Impossível ir ao Hyde Park e não pensar neles. Mas há muito mais a ser feito. Pode-se andar ‘a cavalo, jogar futebol de salão, basquete e tênis. Levar os pirolitos ao parquinho, fazer piqueniques, exercícios, alimentar os patos , andar de pedalinho, de bicicleta. Ou simplesmente alugar uma deck chair e ficar vendo a vida passar. Tem uns que escolhem uns ‘cantinhos’ mais sossegados. Outros trazem todos os aparatos necessários e organizam a mais deliciosa festa de aniversário para o filho. Con acesso fácil de 7 estações de metrô e dezenas de linhas de ônibus, o Hyde Park é o centro do lazer da cidade.










No Hyde Park também reside a super avant garde Serpentine Gallery onde, no momento, oferece 2 exposições com entrada livre: Faith Ringgold na Galeria e Luchita Hurtado na Sackler Gallery. Elas organizam eventos gratuitos para famílias nos fins de semana.






Há diversos lugares para sentar e comer.
Podíamos ter metade dessas coisas aqui. Já estaria de bom tamanho.
GostarLiked by 1 person
É realmente um privilégio. Sempre amei mas, agora que estou prestando mais atenção em tudo para poder escrever direitinho, chego a ficar emocionada.
GostarGostar
Muito bom!
GostarGostar